quinta-feira, julho 26

Pecado x Condenação



"E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."
João 8:5-11




Sim, Jesus era absolutamente incrível... Fascinante!

Ele gostava de por cada um no seu devido lugar. Jogava a argumentação das pessoas contra elas mesmas, pra ver se praticavam o que pregavam, isto é, se honravam suas próprias palavras. 

Como pode alguém expressar condenação se vive no erro? Como alguém pode orientar a outrem se não é exemplo no que ensina? Era esse o caso dos escribas e fariseus... 

O Senhor Jesus não veio trazer a condenação, mas a salvação. Entretanto, aos que querem. A condição é simples:

Abandonar o pecado!

Aquele que vive no pecado, que não o abandona, contraria a esta palavra. Se ela vai e continua pecando, traz condenação a si mesma...

"Como o cão que torna ao seu vômito, assim é o insensato que reitera a sua estultícia" Pv 26,11


Se alguém falha, ou esteve vivendo em falhas, e resolve mudar completamente, de forma que se enoja do seu antigo proceder e não o comete mais, não receberá condenação:

vai-te, e não peques mais


Quem você quer ser? Um escriba, trajado de santidade e na prática constante do pecado ou a mulher, outrora adúltera, mas arrependida e mudada, que já não vive em pecado e cumpre o que ouve, defende e prega?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics