quinta-feira, janeiro 9

Lí por aí: Como Tratar Seus Próprios Erros

Como Tratar Seus Próprios Erros

08/01/2014 | Por:  | Postado em: AutoajudaBlogDestaque
shutterstock_145529137
É incrível como esse assunto merece um post.
De alguns meses para cá, tenho observado um erro muito comum nas pessoas que erram com as outras. Por alguma razão, elas reagem como se nada tivesse acontecido.
O marido comete adultério. A esposa descobre e fica arrasada. Ele pede perdão e continua a vida como se aquela falha tivesse sido um lapso.
A pessoa falha na maneira de lidar com as outras. Ela até aceita a repreensão numa boa, mas a sua vida não muda em nada depois disso. Ela continua vivendo como se aquele erro tivesse sido exagerado em proporção pela pessoa que ela magoou.
É interessante como as pessoas que erram, do nada começam a querer ajudar outras pessoas. Elas postam mensagens que “inspiram” e ficam bem mais “ativas” nas redes sociais, como se quisessem mostrar que estão muito bem, graças a Deus. É quase que se tivessem dizendo Todo mundo erra, e daí?
Sim, é um fato. Todo mundo erra mas erro é erro!
O erro prejudica relacionamentos, famílias, trabalhos, pessoas, futuros, vidas, enfim… Erros tem péssimas consequências e por isso não é justo que os tratemos como se fossem quase uma obrigação de cada ser humano.
Quando você erra, você precisa aprender com o seu erro para que ele nunca mais se repita. Para você aprender com ele, precisa ficar na sua e ponderar o que aconteceu. Se você fica se distraindo com redes sociais, com maneiras de mostrar às outras pessoas que você é inabalável, você deixa de focar no seu erro e, consequentemente, de aprender com ele.
Além disso, você precisa compensar algo por ele. Cada erro se torna uma dívida que você tem para com a pessoa que você errou. O certo é que para cada falha, você faça cinco acertos, isso só para compensar pelos erros!
Não adianta ficar se justificando por eles. Erro é erro, lembre-se disso. É claro que existem muitas coisas que contribuem para os erros, mas isso não justifica a quem errou. Se você errou, reconheça. As justificativas não vão lhe purificar deles, pelo contrário, vão lhe fazer uma pessoa defensiva que não entendeu ainda que está em falta, o que lhe levará para mais longe ainda do acerto.
Pare de esperar das pessoas o que não cabe a você! Se você errou com as outras pessoas, não cabe a você querer que elas esqueçam, que lhe perdoem, que olhem para frente, que lhe deem uma chance. Essas coisas são certas, mas são escolhas que só elas podem fazer, e não cabe a você esperar delas.
O que lhe cabe fazer é mudar, mostrar verdadeiros sinais de mudanças, e fazer de tudo mais. Você está devendo – coloque isso na sua cabeça. Suas boas obras não escondem seus erros, mas suas mudanças sim.

Cristiane Cardoso

facebooktwitter
Escritora dos livros 'Melhor do que Comprar Sapatos', 'A Mulher V', e 'Casamento Blindado'. Fundadora de 'Godllywood' e 'Projeto Raabe'. Apresentadora do programa 'Escola do Amor' na Rede Record aos sábados 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics